Bailarinos

Ana Carolina Vieira
Iniciou seus estudos clássicos aos 4 anos na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), onde ingressou o Grupo Clássico da EDTAM em 2005 e permaneceu até 2010, no mesmo ano integrou o elenco da Cia do TAM. Em 2006 formou-se em Ballet Clássico pela EDTAM e iniciou seus estudos de criação coreográfica. Participou de cursos, oficinas e workshops com os professores: Sérgio Lobato, Priscila Mota, Maurício Motta, Louisianne Reis, Dimas Carlos, Flora Quaresma, Thomas Quaresma, Cosme Gregory, Clébio Oliveira, Toshie Kobayashi, Christine Gunn, Érica Rosendo, Anselmo Zolla, Fátima Cerqueira e Júlio Bottoni. Possui diversas participações premiações em festivais como: Festival de Dança de Joinville/SC; II,III,IV e V Passo de Arte Norte-Nordeste; XVI, XVII e XVIII Passo de Arte Indaiatuba/SP. Enquanto bailarina clássica na EDTAM apresentou os espetáculos; Dom Quixote, Le Corsaire, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, La Fille Mal Gardèe e Coppélia. Já na Cia. do TAM fez parte dos espetáculos SolosParesTrios e 1.2 juntos. No Grupo de Teatro Manacá encenou Cinderela. Participou ainda dos espetáculos: Musical Hanna Montana, Auto do Natal (2007 e 2009), A Festa do menino Deus (2008 e 2009), Um Presente de Natal (2011) e Incolor. Atualmente é bailarina do Grupo independente Mobilidade e do Balé da Cidade do Natal.


Anádria Rassyne
Graduada em Artes Cênicas pela UFRN e, atualmente, cursando pós-graduação em Arteterapia, é bailarina e facilitadora em dança. Em 1998 ingressou na Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, na qual iniciou seus estudos em Dança Contemporânea, Danças populares e em linguagem teatral. Em 2005 foi selecionada para integrar o Núcleo Coreográfico do Projeto Arte e Ação, criado e coordenado pelo Centro Cultural Casa da Ribeira, onde deu seus primeiros passos em composições coreográficas e elaboração de espetáculos. Participou de diversos festivais por todo Brasil, alcançando premiações como de “Melhor bailarina” e “Maior nota em coreografia Solo”. Tornou-se intérprete/criadora do Balé da Cidade da Natal, em 2010. Amadurecendo suas perspectivas em Dança, juntou-se ao intérprete/criador Rodrigo Silbat e, em 2010, criaram a Procura-se Cia de Dança onde desenvolvem estudos de movimentos atrelando-os a pensamentos contemporâneos em Dança e ligando-os a outras técnicas corporais e vertentes artísticas em suas concepções coreográficas.

Andréia Melo
Iniciou sua trajetória no Balé Clássico aos quatro anos de idade no Jardim Escola Menino Jesus e aos oito; entrou na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam). No ano de 1999, aos onze anos, integrou o elenco do grupo da Edtam, vivenciando também processos criativos em Dança Contemporânea. No ano de 2010 ingressou no Balé da Cidade do Natal, grupo que permanece até os dias atuais. É graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente faz o curso de Licenciatura Plena em cursa Dança na mesma Instituição. Ensina artes no Município de São Gonçalo do Amarante.




Carol Reis
Formada em balé Clássico (2006) pela Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão – EDTAM. Atuou na Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão durante 2008 e 2009. Participou de cursos, oficinas e workshops com os professores: Sérgio Lobato, Mário Nascimento, Airton Tenório, Teodora de Araújo, Sávio de Luna, Ana Kfouri, Mauricio Motta, Dimas Carlos, Iane Medeiros, Cosme Gregory, Clébio Oliveira e outros. Como bailarina da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão apresentou os espetáculos Estilos e O que escreve o corpo, ambos dirigidos por Wanie Rose Medeiros. Antes, como bailarina do Grupo clássico da EDTAM integrou o elenco dos balés Dom Quixote, Le Corsaire, A Bela Adormecida e O Quebra Nozes e participou do 23º e 25° Festival de Dança de Joinville – SC, Palcos Abertos. Apresentou danças populares representando o estado do Rio Grande do Norte no 4° Salão de Turismo – SP (2009). Participou do Auto do Natal 2006, direção Lenício Queiroga, Auto da Padroeira 2007, direção Moacyr Góis e A Festa do Menino Deus 2008 e 2009, direção João Marcelino. Integrou também o Musical Studio Ribeira, direção João Júnior (2008), além de ter feito parte do elenco do Auto Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Luz e Auto do Natal (2010 – direção de Diana Fontes). Atualmente integra o Balé da Cidade do Natal. Possui ainda formação acadêmica em Jornalismo e é responsável por atualizar este blog e a fan page do grupo.

João Alexandre Lima

Estudante de Artes Cênicas, iniciou seus estudos em dança clássica, contemporânea e popular na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão e Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, ambas em Natal/RN. Em 2003, integra a Cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão e em 2006, integra o Balé da Cidade do Natal. Participou dos espetáculos: O lago dos Cisnes, Cinco, Momento e Luz, La Bayadere, De quem é?, Don Quixote, Só Eu Sei, Poemúsica, Coppélia, 4 De Paus; cursos de dança, além de montagem coreográfica com Mário Nascimento, Ana Terra, Mirian Druv, Toshi Kobaiashi, Paula Águas, Paulo Caldas, Marc de Graef, Berthran David, Boris Stirijokov, Márcia Milhazes, Armando Duarte, Roseane Melo, Wanie Rose, Sávio de Luna, Anízia Marques, Érika Rosendo e Anderson Leão. Espetáculos como ator, bailarino, coreógrafo e performer, tais como: Um Presente de Natal, Auto de Natal, Bye, Bye Natal, Auto da Padroeira, Devorando Fausto e A Festa do Menino Deus. Festivais como Joinville, Recife e São Luís; turnês pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo e Bahia. Criou o espetáculo Incolor, como diretor, coreógrafo e dramaturgo. Atua como professor de dança clássica da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão. Aprovado em audição pública como bailarino do Balé da Cidade do Natal. Faz parte de um grupo de pesquisa e experimentos em dança e teatro, o Mobilidade.

Mariana Gurgel
Entre 1996 e 1998, integrou o Corpo de Baile do Ballet Municipal de Natal, exercendo o cargo de bailarina estagiária. Entre 2000 e 2003, como bailarina, participou da Gaia Companhia de Dança (UFRN). No Balé da Cidade de Natal, da Escola de Balé Professor Roosevelt Pimenta, permaneceu entre 2003 e 2006, tendo retomado suas atividades desde 2010, também como bailarina. No ano de 1998 estudou no Cuballet, curso em São Paulo promovido pela Escola de Ballet de Cuba. Durante todos esses anos, tem participado de cursos e Festivais de dança, como os de Recife, Campina Grande e Joinville. Possui Como referências pessoais os seguintes profissionais: Diana Fontes, Anízia Marques, Roosevelt Pimenta e Edeilson Matias. Já foi coreografada por Tíndaro Silvano, Mário Nascimento, Ivonice Satie, Armando Duarte, entre outros.


Marx Bruno
Iniciou os estudos de dança aos 17 anos no Ballet Municipal de Natal onde participando de vários festivais e cursos. integrou a Escola Municipal de Dança de Londrina e o Ballet de Londrina onde dançou por 10 anos fazendo varias turnês nacionais e internacionais. Em paralelo, desenvolveu diversos projetos com mímica. Em 2005, começou a dar aulas de dança pela Rede da Cidadania e coreografar para o Faces de Londrina. Hoje, integra o Balé da Cidade do Natal,  além de ser maitrê da Companhia de Balé Clássico da Escola Municipal Professor Roosevelt Pimenta. 




Vanessa Oliveira
Iniciou sua carreira como bailarina aos 3 (três) anos de idade na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no conservatório de música desta, no qual funcionava o Stúdio de Danças Andréa e Adriana. Neste, a mesma obteve aulas de clássico, jazz, dança afro e dança de salão. Participou de muitos festivais competitivos com a escola de ballet em toda a região sudeste. Aos 14 anos iniciou experimentos da dança contemporânea. Em 1997, esta se mudou para a cidade de Natal/RN, onde obteve sua formação clássica com Roosevelt Pimenta, no Ballet Municipal da Cidade de Natal (Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta atualmente). Em seguida, no ano de 1998, através de audição, passou a ser integrante do Corpo de Baile da Escola. Balés de repertório nos quais participou: O Lago dos Cisnes; Dom Quixote; O Quebra-Nozes; Coppélia. Integra desde 2002 a Companhia do Balé da Cidade do Natal, na qual tem se aprimorado na Dança Contemporânea e Dança-Teatro, com coreografias de Mário Nascimento, Willy Helmut, Armando Duarte, Sávio de Luna, Mauricio Motta, Anizia Marques, Roseane Melo, Fátima Senna, Domingos Sávio, João Alexandre Lima, Rodrigo Silbat, Anádria Rassyne, Gleydson Dantas entre outros. Participou de vários Festivais de Dança, como os de: Fortaleza, Maceió, Campina Grande e Joinvile, participando de cursos e/ou oficinas com grandes nomes da dança em geral. Na VI Amostra de Dança do Recife ministrou oficinas de Corpo e Voz (além de bailarina, é formada em Fonoaudiologia, especialista em Voz Profissional e Não-Profissional e suas alterações), numa proposta que envolve não mais um bailarino na dança contemporânea somente, mas um intérprete na nova dança e na dança-teatro. Participa do grupo independente Mobilidade de Pesquisa em Dança e Teatro desde 2008, com o qual atuou no espetáculo ‘Incolor’. Produziu o espetáculo ‘Sente-se’ da sí-la-bAs c.dança, no qual também foi assistente de direção. Participa do Auto de Natal (desde 1998 – direções de Roosevelt Pimenta, Paulo Jorge Dumaresq, Moacir Goes, Henrique Fontes, Diana Fontes), Um Presente de Natal (desde 2004 – direções de Diana Fontes e Henrique Fontes), além de ter feito parte do elenco do Auto da Ponte Newton Navarro (2007 – direção de Moacir Goes), Auto Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Luz (2010 – direção de Diana Fontes). Integrou a Comissão Julgadora do Carnaval de Natal 2011 para com as Escolas de Samba e Tribos de Índios da cidade.